sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dissimulação


quebrandocadeiasdomedo
As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras

A decepção não deverá intimidar-nos!
Porém, é com elas que convivemos na nossa vida, em cada esquina do nosso quotidiano.
O desapontamento vai-nos transformando em seres amargos, à medida que o tempo corre, tornando o nosso coração fibroso, cujas cicatrizes testemunham desilusões acumuladas.
O sorriso vai perdendo o brilho alvo, decorrente da naturalidade com que deixávamos escapar o esgar de comprazidos, quando sentíamos júbilo, acreditando no que fazíamos, com devoção.
Na hora de ser traído, todos nós iniciamos o processo de inversão: duvidamos, hesitamos, desacreditamos..
.E a vida deixa de ser impostora, adquirem-se então os mecanismos de defesa, cria-se o postiço.
Vestimos uma nova pele, escondemos o nosso "eu" sob um manto diáfano, mas resistente, tanto quanto somos capazes, seguimos na nossa jornada, disfarçados de "outro", porque renegámos toda a acção que nos afigure aleivosa.
Todo ano trajamos de Carnaval!
Talvez na data profana ancestral desta efeméride possamos enfim, por um dia, vestir de Natural.Aos olhos dos outros, andaremos por certo mascarados.

8 comentários:

  1. A gente vai ficando calejado , e cria uma armadura de defesa. No carnaval, vamos então sermos nós mesmos.
    Bjux

    ResponderEliminar
  2. Mas não dá para viver sempre na defensiva, não se querer realmente viver a vida...

    Fique com Deus, menina Meg.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. infelizmente este mundo de vontades impõem-nos que alteremos muito da nossa forma ser, ainda assim acho que devemos escutar sempre o coração, ainda que algo de mal aconteça também existiram momentos bons que não passaria-mos por eles se não arriscasse-mos
    bjs

    ResponderEliminar
  4. E quando as máscaras caem....começa o jogo dos espelhos. Gostei.

    ResponderEliminar
  5. É verdade, Meg! Quando nos empenhamos, quando damos o nosso melhor a tudo o que fazemos, quando nos damos por inteiro aos outros e sofremos uma desilusão, ficamos derubados; doi muito quando vemos que as nossas intenções foram deturpadas, incompreendidas; quando em troca de carinho recebemos um pontapé. De tanto acontecer, colocámo-nos à defesa, agindo de modo diferente, agindo de maneira " policamente correcta". Mas aqui, não estamos a ser sinceros, não estamos a ser o nosso verdadeiro "eu "; estamos a pôr uma máscara que mais cedo ou mais tarde terá de cair; se isso não acontecer ficaremos amargos, infelizes. Talvez seja por isso que, nesta altura, as pessoas mudem de tal maneira que às vezes até nos custa entender que determinadas pessoas que conhecemos sejam as mesmas que estamos a ver na rua a brincar o carnaval; talvez nesse dia elas tenham deixado cair a máscara, se estejam a " desforrar" como costumamos dizer. Sabes, Meg, quando é a vida que me dá uma "bordoada", quando não recebo dela aquilo que eu esperava, fico infeliz, triste e o remédio é aguentar, é tentar ultrapassar, mas quando são as pessoas que me desiludem, me dão um pontapé em troca do carinho, de amizade, isso me doi, claro, mas não coloco máscara; não consigo, nem sequer no carnaval.Sou demasiado autêntica tenho que ser " eu mesma", dizer sempre o que penso, agir da maneira que acho melhor, tendo sempre o cuidado de não ferir as opiniões os outros. A essas pessoas simplesmente digo: até qualquer dia...quem sabe...até ao próximo carnaval, mas claro...estarei sem máscara; elas...bem...não sei...já não me interessam; com máscara ou sem para mim serão indiferentes. Um beijinho e parabéns pelo tema: muito oportuno para os dias de hoje e para a festa que se aproxima.
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Oi Meg!
    Desilusões todos nós temos, e nós somos os próprios causadores dessas desilusões,colocamos as coisas num patamar mais elevado do que deveriam estar, daí é constante. Só há duas soluções, isto no meu entendimento, ou se é radical, ou não passar de um cumprimento formal.
    Pode doer , doi mesmo , mas tudo passa , o tempo cura.
    Por isso amiga se teve alguma desilusão, chore se for caso disso , e avance, lembre-se que a vida são momentos fogazes.
    SAté breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  7. Bonito texto! Grata por tua visita, fiquei muito feliz.
    beijo

    ResponderEliminar
  8. Olá amiga Meg

    Quanta verdade em seu texto, impecavelmente escrito até dá gosto, quanto ao tema é triste mas é assim não devia ser mas infelizmente é, solução temos que arranjar forma de resistir, para que não se sofra grandes decepções. Mas nunca se está preparado, normalmente vêem de onde menos esperamos. Resultado é como todos disseram, ficamos desconfiados do mundo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar