quarta-feira, 28 de julho de 2010

A leitura do rosto

Censura in Google imagens

Quando a cara não transmite qualquer sentimento…(síndrome de Moebius, doença rara)

(Benedict Carey, in THE NEW YORK TIMES)

Não há como comunicar pela expressividade do gesto: o rosto que fala, as mãos que dizem palavras acalenta os nossos interlocutores, valendo mais que mil palavras! Faz falta hoje em todo o lado: nos hospitais, nas escolas, nos tribunais...As instituições, porque são organizações assentes em regras estipuladas para o efeito, tomaram como prática a eficiência acima do humanismo. E o ser humano é carente de afectos, são eles que lhe dão alento quando está frágil, vulnerável, num leito moribundo, numa sala de aula a ser testado, num tribunal, a ser sentenciado.

“Deus ter-nos-ia posto água nas veias, em vez de sangue, se nos quisesse sempre imperturbáveis”

(Júlio Verne)

3 comentários:

  1. As regras fazem falta, mas nunca superiores ao humanismo que tanto falta hoje em dia.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. A juntar às regras que devem reger qualquer sociedade, tem que haver a sensibilidade...um olhar carinhoso, um sorriso nos lábios, um abraço, uma mão estendida; são todos estes meios de comunicação que têm de complementar o que é dito através de palavras. Costumo dizer que hoje, infelizmente, os óculos escuros não servem só para proteger do sol, servem também para esconder o olhar que é o espelho da alma. Hoje dificilmente vemos um sorriso nos lábios de quem nos atende, um olá, um bom dia de quem connosco cruza na rua, à porta de casa, no elevador, etc. Parecem coisas insignificantes, mas que dão logo uma outra cor ao nosso dia.Belo tema. Um beijinho, amiga e tudo de bom!
    Emília

    ResponderEliminar
  3. Interessante, mas conheçe a iniciativa dos doutores da alegria?

    São palhaços que se "vestem" de médicos e animam crianças com cancer (é um clima pesado quando você vai quimio terapia, ai é aliviado um pouco com a alegria que estes doutores trazem)...

    Fique com Deus, menina Meg.
    Um abraço.

    ResponderEliminar