quarta-feira, 28 de abril de 2010

Salvador Dali


"Dizem que tudo o que buscamos, também nos busca e mesmo se ficarmos quietos, o
que buscamos nos encontrará. É algo que leva muito tempo esperando por nós.
Enquanto não chega, nada faças. Descansa. Verás o que acontece enquanto isso
.”

Clarissa Pinkola

Será que existe destino? Ou ele é produto do nosso percurso?

Por vezes acreditamos que a sorte ou o azar que nos marcam, resultam duma profecia anunciada que nasceu connosco, escrita nas coordenadas astrológicas que a posição dos corpos celestes nos determinou.

Mas a verdade é que as nossas decisões também nos prescrevem o futuro, condicionam-nos o trajecto da vida, invertem os nossos anseios, somente porque fomos nós que escolhemos o atalho, convictos que seríamos o mais apropriado para seguir caminho.

A natureza humana é impaciente, não se resigna simplesmente apenas o quotidiano,ela planeia, sonha, sofre por antecipação. Seria bem mais pacífica a existência, se cada um de nós, simplesmente se limitasse a existir.

E então veríamos o que aconteceria enquanto isso… Talvez o que buscamos nos encontrasse, talvez porque não teimássemos em procurar…

E o tempo passaria mais de vagar,a exigência diminuía e viveríamos um dia de cada vez!

6 comentários:

  1. Somos impacientes e ansiosos. Queremos tudo a tempo e hora. Tudo que tiver que ser nosso, será, está escrito nas estrelas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Menina, penso que o nosso destino seja mais um efeito dos nossos atos do que algo predestinado...

    E infelizmente, somos ansiosos mesmo.

    Fique com Deus, menina Meg.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo, amiga! Penso que tudo depende de nós, das escolhas que fazemos e do que projectamos para a nossa vida.Não nos contentamos em viver um dia de cada vez; umas vezes agarramo-nos ao passado e outras corremos pensando em demasia no futuro. É claro que temos forçosamente de pensar no passado mais não seja para corrigirmos as escolhas mal feitas e temos também que nos preocupar com o futuro, pois não sabemos se o vamos ter e por isso há que pensar nele. Mas tudo tem que ser feito com o necessário equilibrio, como a vida exige. A ambição exagerada é que faz com que muitas vezes nem nos apercebamos do que se passa no dia presente; corremos tanto que em vez de 24 h o dia parece que teve só 12. Esse é o mal da sociedade actual. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  4. Oi Amigo!
    Sou sincera não estou muito bem defenida neste ponto.
    As coisas seguem percursos, que não escolhemos, ora ficamos felizes, outros dias de morrer.
    Se contribuissemos para esse mau estar compreenderia, mas não, fazemos o melhor e na escolha elegemos o melhor, como acontecem coisas tão más?
    O Passado passou, mas deixa uma referencia sempre, coisas boas, boas recordações ,coisas más , que magoam, mas não se podem apagar, foram vividas, é a nossa história, podemos corrigir algumas no presente, mas no presente surgem coisas novas , que se vivem ,mesmo que não se queira ,luta-se, e surge a revolta, mas é esse o presente que temos de viver, o fututo ,o amanhã não existe hoje!
    Amigo dá para muito falarmos sobre isto,
    Até breve e sê feliz
    Herminia do comecardenovo

    ResponderEliminar
  5. Olá, Meg
    Lembro-me, quando era pequena e alguma coisa não ficava do meu jeito, a minha Mãe dizia: "o que tiver que ser teu às mãos te virá parar".
    Eu acredito no destino. Claro que nós temos o livre arbítreo...e como tal podemos alterar o destino. Podemos mesmo? Ou já estava destinado que nós iríamos alterar um determinado projecto, por exemplo?
    Sinceramente, penso que o assunto não é assim tão linerar, que possamos dizer, sem margem para dúvidas: ACREDITO! ou NÂO ACREDITO!
    É uma conversa muito interessante, mas longaaaaaaa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Na qualidade de Mãe o ou de Filha… um feliz “Dia da Mãe” para si.
    Se no seu país não se celebra hoje o Dia da Mãe… desejo um domingo luminoso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar