domingo, 28 de fevereiro de 2010

in ilo tempore...Coimbra

www.cnmusica.com/ftp/FADOS_COIMBRA.jpg
"O passado, o presente e o futuro não são mais do que um momento na perspectiva de Deus, a perspectiva na qual deveríamos tentar viver. O tempo e o espaço, a sucessão e a extensão, são meras condições acidentais do pensamento. A imaginação pode transcendê-las, e mais, numa esfera livre de existências ideais. "Oscar Wilde
A praça da cidade universitária, que centenariamente evoca a república portuguesa, amontoam-se memórias dos que passaram pela velha academia, cujos espíritos foram moldados pelas tertúlias, paródias e desafios de uma mocidade aberta à novidade, destemida, ávida de mudança...
Numa cidade - canção, eternizada no fado saudoso da juventude perdida, subsistem agora as lembranças, ofuscadas pela renovação da actualidade, diferente, cujos valores e interesses alteraram de certa forma a paisagem humana que a povoa no presente, apesar deste não distar tanto assim do tempo da recordação, mas menos convulsiva na forma de contestar, porque os ideais são outros.
Permanece o espaço que assiste à renovação das gentes que o frequenta, nas esplanadas recria-se a a narrativa colectiva.Hoje restam as consciências na penumbra das árvores frondosa, que ensombram os dias de outrora, porque já não voltam, são fantasmas que recordam os dias risonhos das gerações que por ali deixaram as suas almas e edificaram a história.
Aprenderam a vida!
"A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado" Oscar Wilde

13 comentários:

  1. Dizemos que devemos viver o presente sem pensar no passado e muito menos no futuro, pois não sabemos se existirá; penso que tudo deve ser feito na justa medida, com o necessário equilibrio; o passado nos deu tudo o que somos hoje; devemos apagar o que de errado fizemos, lembrando esses erros para que não voltem a ser cometidos; devemos ir lá buscar aquelas coisas boas que nos fazem sentir saudades; devemos também pensar que amanhã podemos cá estar, então é preciso estarmos preparados para essa hipótese; o que não podemos é ficar agarrados ao passado nem pensar exageradamente no futuro, pois deixaremos de viver o presente. No caso de Coimbra, é claro que as coisas mudadaram, as pessoas não são as mesmas e muito menos a sociedade é igual; no entanto a essencia mantem-se e os de agora tentam à sua maneira manter a tradição; lá foram formados, tiraram as suas licenciaturas, mas, concordo com Oscar Wilde, aquilo que relamente interessa, o que fica para a vida não foi ensinado pelos livros; são todos aqueles valores que se aprendem com o convívio saudável, com os ensinamentos dos pais, com o aprendizado da vida. Isto fez-me lembrar o que um professor de economia do meu filho dizia aos alunos antes dos textes; escrevia no quadro: " não quero palha...a palha é para os burros...eu não sou burro para comer palha e não se esqueçam que cultura é tudo aquilo que fica depois de se jogar fora tudo o que se aprendeu" Achava isso tão interessante que nunca mais esqueci. Adorei o seu post, como sempre. Voltare. Um beijinho e tenha uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Não sei podemos viver sem o nosso legado, mas deveriamos pensar evoluir este legado, não ficar estagnado...

    Fique com Deus, menina Meg.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Meg
    Todos nos temos a nossa história, só não podemos é viver somente de histórias.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Amiga Meg.
    Adoro Coimbra, adoro o Fado de Coimbra, adoro a Balada de Coimbra. Gosto muito desse ambiente contestatário que sempre movimentou as actividades académicas.
    Beijos querida amiga
    Victor Gil

    ResponderEliminar
  5. Estou feliz por ter completando as MIL postagem no blogger UMA PAGINA PARA DOIS.
    Vim agradecer por você fazer parte dele com o seu carinho.

    Abraços, te desejo uma linda semana

    ResponderEliminar
  6. Tudo passa, tudo muda com o tempo...
    Há quem fique triste ao recordar tempos que já não voltam. Penso que mais triste do que recordar, é não ter recordações.

    Adoro fado de Coimbra. Creio que nasci a ouvi-lo :)
    Assistir a uma serenata é ir ao céu e voltar...

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  7. Não me interesso muito pela perspectiva de Deus e julgo que muitas coisas que valem a pena podem ser ensinadas. Mesmo um grande escritor como o OW pode enganar-se.

    ResponderEliminar
  8. Oi só pra dar um oi msm....ps to seguindo o blog agora

    ResponderEliminar
  9. Professora Margarida:
    Peço desculpa pela intromissão, mas como neste post fala da nossa cidade não resisti a deixar algumas palavras.
    Ninguém que conheça Coimbra pode ficar indiferente a esta maravilhosa cidade. Apesar da minha juventude perdida não ter qualquer relação com a Academia, foi em Coimbra que iniciei as minhas aprendizagens na "Escola da Vida" quando, aos dez anos, obtive o meu primeiro emprego numa Instituição da cidade.
    Desejo-lhe um óptimo fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  10. Oi Amigo!
    Do passado a recordação. do presente o minuto, do futuro a ilusão, daí?
    As boas recordações fazem hoje o meu minuto!
    Amanhã é irreal
    Recorde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Até breve
    Herminia comecardenovopt.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. O importante da vida vamos aprendendo com as quedas, mas a preparação que as escolas dão são a preparação para o futuro entendimento, gosto muito de fado de Coimbra
    beijitos

    ResponderEliminar
  12. MULHER II

    Mulher é a expressão maior do amor
    É semelhante uma flor
    Consigo carrega o perfume
    Que encanta e da alegria a vida.
    Deixando-a mais sensível, alegre e bonita.

    Mulher é a musa do poeta
    Que em versos expressa o carinho
    A sensibilidade, a delicadeza
    A sexualidade e toda a beleza
    Que há neste Ser de olhar frágil
    Meigo e amável
    Fonte inesgotável de inspiração.

    Mulher é a manifestação
    De um Deus invisível
    Que se torna visível
    No amor e ternura que nela há
    Onde seu Ser se esvazia
    Amando com total dedicação.
    O Ser amado e sua criação.
    Quando ama, ama sem limites
    Mesmo que a dor
    Seja sua constante companhia.

    (Ataíde Lemos)

    "FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!"
    Abraços com carinho

    ResponderEliminar
  13. Coimbra é a minha cidade de berço e também de coração. O Mondego estende-se, cortejando-a e ela ri-se lá do alto!As recordações, quem as não tem? Cada geração reclama as suas! Este é o encanto de Coimbra: através dos tempos, gravou na memória dos que por ela passaram, recordações que nunca esquecerão.

    ResponderEliminar