segunda-feira, 4 de maio de 2009

Resistência...

                                              in imagens-google

 

" A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos "-

 Gandhi

 

Os vários  rostos da intolerância    invadem as pessoas desta vida actual,  opondo crenças e ideologias, com desprezo pela razão,  respeito pelos outros , negando o sentido social de solidariedade, provocando inúmeros estragos,   quando afinal, se exortam os avanços científicos e tecnológicos, que pretendem educar a sociedade e torná-la (tornará?) mais conhecedora, mais ponderada nas suas actuações.

Mas, cada vez mais esta pretensa verdade verga….

Ergue-se o individualismo, o egoísmo, a ganância do poder, da riqueza a qualquer preço, da vida fácil, sem controlo, do esbanjamento.

O mundo foi-se transformando numa sociedade  descartável de tudo e nada.... Sente-se algum  primitivismo nas finalidades dos actos, as emoções perderam significado , já não há afectos, q.b.? Luta-se por tudo o que afinal não faz condição de vida ou morte, como era nos primórdios da humanidade, baseado na busca do alimento. 

E o  alimento  da alma?

Paira de novo o sentido do totalitarismo, disseminado pelos pensantes dos vários povos, congregado na intolerância.....

 A gestação de um mundo novo que ocorreu no fim do milénio trouxe consigo a mudança de valores das  consciências conservadoras, um desconforto , mas também arrastou  a sensação de desordem  e o  acerbo do fundamentalismo.

Faltam ideais, aspirações conjuntas, as acções são exercidas em função da necessidade básica, ou do interesse corporativo.

Não se erguem as vozes reunidas, quando se escutam são pouco duradouras, abafam--nas, ou, os que entoam os protestos e as afirmações desistem por  demasiada condescendência…

Falta o ânimo!

As crises  na História foram geradoras de uniões, pela defesa dos oprimidos, será que poderemos ter esperança?

Poderá crescer de novo a concórdia?

3 comentários:

  1. Meg:é o nosso mais ardente ...que o amor se solidifique novamente...posto que virou líquido ...a escorrer por nossas mãos!!!
    Adorei a sua visita...e o seu espaço então...tem muito a ver com minha forma de pensar.
    Vou te linkar e te enviar um convite por e-mail,ok?
    Abraços do eu Cotidiano.

    ResponderEliminar
  2. Falta realmente o ânimo Meg!
    Hoje anda tudo disperso, o eu colectivo instalou-se na sociedade1
    Somente o cair no charco poderá abanar as hostes, unir as mentes em torno de um novo ideal de vida, onde se salvaguardem os valores solidários e impere uma maior igualdade, a tão apregoada no pós guerra, que afinal não havia de durar muitas décadas.
    Falta garra à juventude, peito, ideais, força, alento, dedicação a uma causa, para além das bebedeiras, que também fazem parte do amadurecimento, mas que não se resumem a uma finalidade quase única da vida deles.
    vamos aguardar para ver o que se segue.
    abraço
    Vantoni

    ResponderEliminar
  3. é muito bom voltar ao teu blog. Gosto daqui.
    Maurizio

    ResponderEliminar