terça-feira, 14 de abril de 2009

E Tomé tinha razão......


                                                                 In Gogle - imagens
 A fé é um  forma de sentir a vida.
 Um engano a nós mesmos, uma crença  é impossível de demonstrar, um sentido para a  existência, um exorcismo para os nossos medos?  A fé é adquirida através da educação, ninguém nasce com fé. Ou será que ela é inata?
Haverá talvez uma tendência  inerente à personalidade do ser humano, para crer em algo que  não carece absolutamente de qualquer tipo de evidência racional. Baseia-se  no dogma, como um conjunto de afirmações absolutas, que não permitem discussão: acredita-se simplesmente....
Quem tem fé encontra respostas para todas as dúvidas com que se depara, mesmo que elas se situem no campo da denominada "ficção", se tivermos em conta que o relativismo leva a que as verdades  variem conforme a época, o lugar e mesmo   o grupo social , pelo que aquilo a que chamamos surreal pode de facto não o ser ...
É que um paradigma pode vir a sofrer alterações,   a referência inicial, como base de modelo para  pesquisa, deixa então de ser um pressuposto e o que nos parecia ser imaginário, passa a ser uma realidade, explicada pela racionalidade entretanto evoluída pela ciência. Os desenhos de DaVince viraram construções fidedignas, Júlio Verne , contador de histórias, foi precursor do futuro que hoje até já é passado, Huxley  fez a profecia do admirável mundo novo!

Mas a fé é inabalável, não muda em função de um teorema, apenas se adapta ao seu corolário,mas mantém-se firme pela crença convicta de que há um comando superior, que tudo explica, mesmo o inexplicável.

Felizes aqueles que crêem
sem ter visto” (Jo 20,29)

2 comentários:

  1. A Fé é uma questão de sobrevivência. Todos os dias me levanto a pensar que tenho de suportar mais um dia. É a fé que me faz erguer da cama, preparar-me para sair, meter-me no carro rumo ao trabalho e assim que lá chego o milagre concretiza-se: centenas de crianças ignorando os meus problemas existenciais dão razão ao gesto de abrir um olho após o outro em vez de tentar enfiar a cabeça debaixo da almofada e desejar ardentemente só acordar no Verão, em férias permanentes, sem problemas e cheia de saúde! Estou tramada! No fundo eu acredito que, mesmo sem o desejar, eu vou fazer, mais uma vez, exactamente o que fiz no dia anterior e no outro e no outro...esperando um sorriso, um abraço amigo, um acto positivo. Tenho fé em mim, tenho fé nos outros. A FÉ SALVA!

    (Isto é como o título da redacção “Mãe há só uma!”)

    ResponderEliminar