sexta-feira, 27 de março de 2009

fragilidades



Jade Goody, a britânica que ficou celebrizada por ter participado no «Big Brother» do Reino Unido e que tem feito da sua própria vida um reality show, morreu este domingo, às 3:15 locais, vítima de cancro do colo do útero.


 
 Lembrei-me  então de um poema, que condensa nele a verdade crua da Condição Humana, é de Ary dos Santos. Dispensa apresentações, emana dureza, mas recorda-nos a nossa pequenez, acorda-nos para o tempo que nos resta.....e  leva-nos a abrandar, viver um dia de cada vez, como se professa nas associações de viciados crónicos, quando a vida parecia perdida, sem sentido.

Todos sofremos. 
O mesmo ferro oculto 
Nos rasga e nos estilhaça a carne exposta 
O mesmo sal nos queima os olhos vivos. 
Em todos dorme 
A humanidade que nos foi imposta. 
Onde nos encontramos, divergimos. 
É por sermos iguais que nos esquecemos 
Que foi do mesmo sangue, 
Que foi do mesmo ventre que surgimos. 

 in 'Liturgia do Sangue'



1 comentário:

  1. É verdade que a Terra era um planeta maravilhoso antes do aparecimento do Homem mas foi o Homem que teve consciência disso para o apreciar e querer conhecer mais sobre ele. Quando descobriu o quão maravilhoso o planeta era, começou a pensar e concluiu que tal só poderia ser possível graças à existência de um ser superior. A seguir o Homem quis imitar o ser superior e começou a fazer experiências para tentar criar algo como a Natureza mas nunca conseguiu fazê-lo com perfeição. Então começou a tentar roubar pedaços da Natureza e a manipulá-los pensando que era Deus. Foi aí que iniciou um longo percurso de auto-destruição que está prestes a culminar com o fim do próprio Planeta. A morte do ser humano é o início do longo caminho para uma renovação ou transformação para que se forme uma nova Terra. Sem querer parecer anunciadora de um Apocalipse, que cada um de nós se reduza à sua insignificância: se a espécie humana desaparecer da face da Terra, o Planeta continua, com outro rumo, com outras espécies dominantes que talvez observem de novo até concluírem que um ser superior criou aquilo tudo…

    ResponderEliminar